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quarta-feira, 20 de março de 2013

1ª Tarefa - Atividade Educacional


Conhecendo e entendendo as lutas através de recursos tecnológicos

Devido ao aumento de brigas e agressões físicas dentro do ambiente escolar, esta atividade educacional envolve o estudo das lutas através da sua história. Utilizando para isso, recursos tecnológicos (web 2.0).
Tema central:
- Artes marciais: conhecendo as lutas
Objetivos da atividade:- Identificar, demonstrar e explicar as lutas conhecidas pela turma.
- Reconhecer as diferenças técnicas e táticas referentes às lutas.
- Comparar as características técnicas.
- Relacionar as lutas às suas origens sócio-históricas.
Segmento de ensino e série: 6º ano do ensino fundamental
Conteúdos específicos:
- Contexto sócio-histórico das lutas abordadas.
- Procedimentos técnicos e táticos que caracterizam as lutas.
- Regras, vestimentas, locais de prática e características dos praticantes.
Ferramentas Web 2.0 necessárias:You tube (vídeos); Blog; Wiki;Google docs ; Textos; Imagens da internet;Filmes na rede.
Metodologia utilizada:
1º e 2º momentos:
Solicite aos estudantes que organizem uma listagem com as práticas corporais por eles conhecidas. Informe-os que deverão manter um registro de todas as atividades ao longo dos trabalhos. Em roda de conversa, estimule os estudantes a descrever características das lutas mencionadas (vestimentas, locais de prática, regras etc.). Questione o grupo a respeito da possibilidade de realização de vivências corporais de algumas das lutas citadas. A partir de explicações iniciais e com a ajuda dos alunos que praticam, divida a turma em duplas e organize algumas vivências. Logo em seguida, indague o grupo sobre as percepções, dificuldades e facilidades encontradas.
Após a seleção de alguns filmes que abordam as lutas, proponha para a turma assistir às imagens, a partir de um instrumento de observação que poderá ser organizado pela turma com ajuda do professor. Um rol de questões que estimulem os alunos a identificar características como: quem participa, quais as vestimentas utilizadas, como é o local da prática, quais as regras mais importantes, quais as táticas empregadas pelos lutadores, entre outras, poderá ser elaborado. A partir das respostas obtidas, promova uma discussão abrangendo as principais características das modalidades representadas. Questione os alunos acerca das origens e dos grupos sociais praticantes.


3º e 4º momentos:
Elabore coletivamente uma relação de tópicos que proporcionem uma análise mais detalhada das lutas (um questionário, por exemplo). De posse desse instrumento, oriente os estudantes a navegar por portais especializados. Para além dos mecanismos de busca, convém acessar os sítios das federações e confederações das diversas modalidades, nos quais estão disponíveis informações mais completas ou acessar alguns filmes no Youtube. No retorno, os alunos podem socializar suas descobertas, registrando-as conforme a modalidade que pesquisaram, tomando o devido cuidado na transcrição da nomenclatura da modalidade no que concerne às técnicas e táticas. Na continuidade, retome as vivências corporais, com base nas informações acessadas.
Convide um praticante de lutas (conhecido, de alguma academia das redondezas, um aluno de uma turma mais avançada), para ser entrevistado pela turma e, se possível, demonstrar alguns movimentos. Prepare perguntas previamente. Estimule o grupo a fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o tema. Relacione as artes marciais com as lutas/brigas que estão ocorrendo nas escolas. Possibilidades de mudanças?Por que isso ocorre? Os alunos poderão recorrer à internet para aprofundar seus conhecimentos sobre a luta apresentada.
5º momento:
Empregando os recursos disponíveis na escola ou obtidos por empréstimo pessoal ou institucional, realize filmagens das vivências e apresentações dos alunos. É importante alternar frequentemente as duplas e as modalidades. De posse das imagens, submeta-as à análise do grupo, tendo em vista o reconhecimento e "invenção" de técnicas e táticas pelos participantes.Por fim, após ampla discussão criar um blog da turma, apresentando o significado, filosofia das artes marciais, os aspectos positivos e negativos. Relacionar o uso das mesmas para brigas entre alunos dentro das instituições de ensino.
Cronograma: 10 aulas com duração de 45 minutos cada.
Avaliação:
Analise os registros do trabalho. Procure identificar em que medida a assistência aos filmes, a discussão dos resultados da pesquisa e o contato com o praticante possibilitaram o aprofundamento dos conhecimentos sobre as lutas. De posse dos relatos finais elaborados pela turma, relacionar as artes marciais com brigas entre estudantes e com isso, criar um blog da turma expondo a pesquisa realizada e a importância de entender as lutas e sua relação social.


Material de apoio:
COLETIVO DE AUTORES.
NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006

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