Conhecendo e entendendo as lutas através de recursos tecnológicos
Devido
ao aumento de brigas e agressões físicas dentro do
ambiente escolar, esta atividade educacional envolve o estudo das
lutas através da sua história. Utilizando para isso,
recursos tecnológicos (web 2.0).
Tema
central:
-
Artes marciais: conhecendo as lutas
Objetivos
da atividade:- Identificar, demonstrar e explicar as
lutas conhecidas pela turma.
- Reconhecer as diferenças técnicas e táticas referentes às lutas.
- Comparar as características técnicas.
- Relacionar as lutas às suas origens sócio-históricas.
- Reconhecer as diferenças técnicas e táticas referentes às lutas.
- Comparar as características técnicas.
- Relacionar as lutas às suas origens sócio-históricas.
Segmento
de ensino e série: 6º ano do ensino
fundamental
Conteúdos
específicos:
- Contexto sócio-histórico das lutas abordadas.
- Procedimentos técnicos e táticos que caracterizam as lutas.
- Regras, vestimentas, locais de prática e características dos praticantes.
- Contexto sócio-histórico das lutas abordadas.
- Procedimentos técnicos e táticos que caracterizam as lutas.
- Regras, vestimentas, locais de prática e características dos praticantes.
Ferramentas
Web 2.0 necessárias:You tube (vídeos); Blog;
Wiki;Google docs ; Textos; Imagens da internet;Filmes na rede.
Metodologia
utilizada:
1º
e 2º momentos:
Solicite
aos estudantes que organizem uma listagem com as práticas
corporais por eles conhecidas. Informe-os que deverão manter
um registro de todas as atividades ao longo dos trabalhos. Em roda
de conversa, estimule os estudantes a descrever características
das lutas mencionadas (vestimentas, locais de prática, regras
etc.). Questione o grupo a respeito da possibilidade de realização
de vivências corporais de algumas das lutas citadas. A partir
de explicações iniciais e com a ajuda dos alunos que
praticam, divida a turma em duplas e organize algumas vivências.
Logo em seguida, indague o grupo sobre as percepções,
dificuldades e facilidades encontradas.
Após
a seleção de alguns filmes que abordam as lutas,
proponha para a turma assistir às imagens, a partir de um
instrumento de observação que poderá ser
organizado pela turma com ajuda do professor. Um rol de questões
que estimulem os alunos a identificar características como:
quem participa, quais as vestimentas utilizadas, como é o
local da prática, quais as regras mais importantes, quais as
táticas empregadas pelos lutadores, entre outras, poderá
ser elaborado. A partir das respostas obtidas, promova uma discussão
abrangendo as principais características das modalidades
representadas. Questione os alunos acerca das origens e dos grupos
sociais praticantes.
3º
e 4º momentos:
Elabore
coletivamente uma relação de tópicos que
proporcionem uma análise mais detalhada das lutas (um
questionário, por exemplo). De posse desse instrumento,
oriente os estudantes a navegar por portais especializados. Para
além dos mecanismos de busca, convém acessar os sítios
das federações e confederações das
diversas modalidades, nos quais estão disponíveis
informações mais completas ou acessar alguns filmes no
Youtube. No retorno, os alunos podem socializar suas descobertas,
registrando-as conforme a modalidade que pesquisaram, tomando o
devido cuidado na transcrição da nomenclatura da
modalidade no que concerne às técnicas e táticas.
Na continuidade, retome as vivências corporais, com base nas
informações acessadas.
Convide
um praticante de lutas (conhecido, de alguma academia das
redondezas, um aluno de uma turma mais avançada), para ser
entrevistado pela turma e, se possível, demonstrar alguns
movimentos. Prepare perguntas previamente. Estimule o grupo a fazer
perguntas e esclarecer dúvidas sobre o tema. Relacione as
artes marciais com as lutas/brigas que estão ocorrendo nas
escolas. Possibilidades de mudanças?Por que isso ocorre? Os
alunos poderão recorrer à internet para aprofundar
seus conhecimentos sobre a luta apresentada.
5º
momento:
Empregando
os recursos disponíveis na escola ou obtidos por empréstimo
pessoal ou institucional, realize filmagens das vivências e
apresentações dos alunos. É importante alternar
frequentemente as duplas e as modalidades. De posse das imagens,
submeta-as à análise do grupo, tendo em vista o
reconhecimento e "invenção" de técnicas
e táticas pelos participantes.Por fim, após ampla
discussão criar um blog da turma, apresentando o
significado, filosofia das artes marciais, os aspectos positivos e
negativos. Relacionar o uso das mesmas para brigas entre alunos
dentro das instituições de ensino.
Cronograma:
10 aulas com duração de 45 minutos cada.
Avaliação:
Analise os registros do trabalho. Procure identificar em que medida a assistência aos filmes, a discussão dos resultados da pesquisa e o contato com o praticante possibilitaram o aprofundamento dos conhecimentos sobre as lutas. De posse dos relatos finais elaborados pela turma, relacionar as artes marciais com brigas entre estudantes e com isso, criar um blog da turma expondo a pesquisa realizada e a importância de entender as lutas e sua relação social.
Analise os registros do trabalho. Procure identificar em que medida a assistência aos filmes, a discussão dos resultados da pesquisa e o contato com o praticante possibilitaram o aprofundamento dos conhecimentos sobre as lutas. De posse dos relatos finais elaborados pela turma, relacionar as artes marciais com brigas entre estudantes e com isso, criar um blog da turma expondo a pesquisa realizada e a importância de entender as lutas e sua relação social.
Material
de apoio:
COLETIVO
DE AUTORES.
NEIRA,
M. G. e NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica
e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006
http://www.crie.min-edu.pt/publico/web20/manual_web20-professores.pdf.acessado
em 05 de março de 2013.
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